quarta-feira, 25 de março de 2009

Salões de beleza vão ter que avisar que é proibido uso de formol

Beleza saudável. Uma nova lei obriga os salões a informar às clientes, por escrito, que é proibido o uso de formol nos produtos de cabelo.

Todo mês, a comerciária Maria Cristina de Lima recorre ao salão para alisar os cachos. “Vou fazer uma escova marroquina para alisar e definir meus cachos, e tirar o volume”, conta ela.

Escova marroquina, inteligente, progressiva, todas as modalidades de alisamento só podem ser feitas sem formol. Segundo a Vigilância Sanitária, o uso do produto nunca foi permitido como cosmético.

O RJTV já mostrou casos de mulheres que tiveram reação alérgica em consequência do uso do formol no cabelo. Elas apresentavam dor de cabeça, ardência nos olhos e na garganta. Na época, fiscais da vigilância Sanitária chegaram a fazer vistorias e multar os salões que trabalhavam com formol.

Apesar da proibição, os clientes nem sempre têm como saber se os produtos usados pelos cabeleireiros têm ou não formol. Por isso, o governo do Estado acaba de sancionar uma nova lei que obriga os salões de beleza a exibir uma advertência dizendo que o formol não pode ser usado nos tratamentos para cabelo. Quem descumprir a determinação, será multado. “A gerência já fez a determinação, e nós temos que cumprir”, afirmou uma cabeleireira.

O dermatologista Egon Daxbacher explica quais são os perigos do formol: “O formal pode causar câncer, principalmente nas vias respiratórias. E, eventualmente, pode também causar câncer de pele”

Um alerta para quem quer cuidar da beleza sem arriscar a saúde. “Eu já alisei o cabelo duas vezes, mas tem muito tempo que não faço. Só que eu não uso formol”, finaliza uma jovem.

Matéria extraída do G1/RJTV

Nenhum comentário: